sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eleições CAHis 2011 - Enquanto houver LUTA, haverá HISTÒRIA!

Nós, da Chapa Atitude & Resistência, acreditamos que o Centro Acadêmico (CA) é o espaço de organização política dos estudantes. É no CA que nós, estudantes, podemos discutir e formular quais nossas demandas, qual universidade e qual sociedade queremos. Em outras palavras, é onde podemos traçar nossos objetivos políticos. Não só traçar quais são, mas como atingi-los, e para isso é indispensável um trabalho organizado – daí a melhor definição da função do Centro Acadêmico: a de nos organizar para poder transformar a realidade.


A organização traz uma série de vantagens para qualquer trabalho em busca de mudança social. Além da soma de forças, a organização possibilita a divisão do trabalho, o compartilhamento de novas ideias, e uma melhor avaliação de quais nossos obstáculos e resultados conseguidos. Isso funciona para qualquer tipo de organização politica e social, e é assim que a sociedade se modifica e se transforma: de acordo com o nível de organização dos diversos setores dessa sociedade. Na universidade não é diferente!


No nosso curso de História, há oito anos as/os estudantes se organizam no Centro Acadêmico de História Luiza Mahin, debatendo, formulando, e tocando as lutas necessárias para a transformação da nossa universidade, como a aprovação das cotas, a disputa do REUNI, as mobilizações por melhorias em São Lázaro, a organização em torno dos debates setoriais – como a diversidade sexual, a reparação racial, e o empoderamento das mulheres.


Nos últimos anos, porém, temos passado por um momento de desmobilização e esvaziamento do CAHis. Isso mostra que é necessário rever nossas formas de organização para ativar o interesse dos estudantes e disputar o entendimento de que as lutas e, por consequência as mudanças, só ocorrem com a participação de todos. Nesse momento, com uma maior abertura para uma construção coletiva e transparência na condução do processo, conseguimos exercitar o ativismo político de novos atores e atrizes que podem dar conta, no próximo período, de retomar as tarefas centrais do Centro Acadêmico de organizar os estudantes, e avançar nas nossas lutas. Isso só se dará, porém, com uma maior participação de todas e todos, atuando como sujeitos ativos nas mudanças da sua própria realidade.


Nós da Chapa Atitude & Resistência, chegamos nessas eleições, por fim, sendo a única chapa a concorrer à próxima gestão do CAHis Luiza Mahin. É a primeira vez desde a refundação do CAHis em 2002 que não temos disputa entre chapas. Isso não pode significar, no entanto, que esta seja uma eleição menos mobilizada e com menos discussão. Queremos fazer desse momento mais uma oportunidade de agregar pessoas para a construção coletiva do movimento estudantil e chamamos você para participar dessas eleições neste sentido, não só como mais um voto, mas como mais pernas que vão fazer o Centro Acadêmico de História Luiza Mahin caminhar.


Participe, discuta com seus amigos, debata propostas, opine conosco, e vamos tornar o nosso movimento mais forte!

Um comentário:

Mastigando em Salvador disse...

Olá!!!! Para você que ainda não é seguidor e não pode ficar fora dessa... O blog Mastigando em Salvador preparou um mega promoção!!

Quem quiser participar desta promoção deverá enviar o relato de uma aventura gastronômica. As duas melhores resenhas ganharão:

1° Lugar: 2 (dois) Combos formados por: 1 (um) Beiju (Salgado ou Doce) + 1 (um) Milk-Shake de 300 ml (livre escolha de sabor) a serem consumidos no mesmo momento no box na Beiju Mix;

2º Lugar: 2 (dois) Combos formados por 1 (uma) Tigela de Açaí de 350ml (livre escolha de sabor) + 1 (uma) Torta de Banana a serem consumidos no mesmo momento em uma da lojas da Açaí & Saúde!

Huuuuum!!! Deu água na boca, não deu? Então, corra para fazer a sua aventura gastronômica e enviar para nós! Mas, antes, confira o regulamento detalhado lá no blog!

www.mastigandoemsalvador.blogspot.com