sábado, 13 de dezembro de 2008

Yo no digo "What the fuck?!", digo "Oxente!"... Cabron!!!

Nos últimos dez anos a América Latina pode vivenciar a chegada de setores progressistas e de esquerda aos governos de diversos países do nosso subcontinente. A política aplicada por esses governos rompe em grande medida com a lógica neoliberal e pró-imperialista adotada até então nesses países e se volta para a integração continental, rejeitando a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), fortalecendo o Mercosul (com a entrada da Venezuela como país associado), construindo a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas, constituída por Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua,Dominica e Honduras, com a possibilidade de entrada do Equador e São Vicente e Granadinas), criando a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), a pretenção de criação do Banco do Sul, etc.

É nesse sentido que estará acontecendo quatro cúpulas de chefes de Estado e de governo de países da América Latina e do Caribe na Costa do Sauípe apartir do dia 15 deste mês.

Nos dias 16 e 17, ocorrerá a I Cúpula da América Latina e do Caribe sobre Integração e Desenvolvimento (Calc). Está é a primeira vez que chefes de Estados de toda América Latina e Caribe se reúnem num só evento sem terem sido chamados por uma entidade externa.

No dia 15, a 36ª Cúpula do Mercosul vai reunir Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Venezuela, países membros, além de Chile, Bolívia, Cuba e México, convidados. Antecedendo a Cúpula do Mercosul, o Foro Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul se reúne, sob a presidência do governador Jaques Wagner.

O Grupo do Rio, criado em 1984 para buscar soluções diplomáticas aos conflitos nas Américas, reúne os 18 países integrantes na Bahia para recepcionar Cuba, seu mais novo integrante.

E a Unasul reunirá todos os países da América do Sul para debater a crise econômica.

Além das quatro cúpulas de chefes de Estado e de governo, estarão ocorrendo aqui em Salvador nesse fim de semana, 13 e 14, no Centro de Convenções, a Cúpula dos Povos Latino-Americanos, onde representantes de movimentos sociais da América Latina e Caribe se reúnem para discutir diversos temas como meio ambiente, direitos humanos, segurança alimentar, etc. para formar a base da Declaração dos Povos da América Latina e Caribe, que será encaminhada aos Chefes de Estado reunidos na Costa do Sauípe.

Dias 14 e 15, acontece a Cúpula Social do Mercosul, no Hotel Pestana.

Dia 15, na reitoria da UFBA, se reúne a Cúpula Sindical da América Latina (Encontro das Centrais Sindicais), em torno do tema "Integração Produtiva e Trabalho Decente", que culminará com uma marcha até a Praça Municipal.

E finalmente, dias 15 e 16 haverá o Encontro dos Partidos de Esquerda do Cone Sul, em local ainda a ser definido.

E viva la Integración...mas com sotaque baiano!!!

Nenhum comentário: