quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

sobre o EREH


Sei que o assunto mais importante de nossa regional(N/NE) nesse momento são as benditas informações sobre o EREH, mas acho que tem uma outra discussão também importante pra ser feita sobre ela, inclusive acho que deveria ser pauta central do EREH, que é o formato da regional. Essa na verdade é uma discussão velha nos nossos EREH's, mas apesar de tão velha não avançou nada ou quase nada nos últimos anos.

Pra não dizer que não avançamos em nada quanto a isso, vale lembrar: até o EREH de Macapá(2002, eu acho) tínhamos uma só coordenação regional, a partir daí começamos a dividir em 4 coordenações, o que foi consolidado no ENEH 2005, com a criação das 4 sub-regionais. No entanto, a divisão das sub-regionais vale apenas para as coordenações, nossos foruns(COREHI e EREH) continuam sendo um só.

É óbvio que a organização de uma regional tão grande traz imensos problemas. Muitas vezes é mais distante ir ao EREH ou COREHI do que a um ENEH ou CONEHI, a lógica das divisões regionais de facilitar a integração pela proximidade geográfica se perde completamente. Além disso, um outro motivo para a existência das regionais que é possibilitar a discussão de temas próprios de uma região, também faz com que esse formato da regional perca o sentido, já que dentro da regional N/NE existem regiões completamente diferentes entre si, os "temas regionais" do Acre ou do Amapá são completamente distintos dos de Sergipe ou Pernambuco.

Graças ao atual formato, sempre acabamos prejudicando a organização de uma ou outra região, ou seja, quando o EREH é no Nordeste pouquíssimos estudantes do Norte comparecem e vice-versa, e como a maioria é no Nordeste, os estudantes do Norte são sempre os mais prejudicados. No atual formato, os EREHs que deveriam potencializar a organização da FEMEH pela maior proximidade, no N/NE termina dificultando ainda mais.
Um saldo disso nós temos: é que geralmente as vacâncias de cargos na FEMEH são do Norte-Nordeste.

Sempre houve grande resistência a esse debate e acho que agora não é diferente, mas acho que alguns dos empecilhos para fazer este debate avançar nós estamos conseguindo superar. Um deles era fazer isto num momento de maior participação dos estudantes do Norte na FEMEH, o fato de ambos os encontros(regional e nacional) serem no Norte este ano já apontam que isto vem ocorrendo. Um outro era a necessidade dessa divisão acontecer num EREH no Norte, onde as dificuldades de organizar a FEMEH são maiores, pois bem, neste EREH em Manaus vamos ter esta oportunidade de dividir nossa regional.

Por fim, compreendo que este debate é tão antigo quanto longo, mas acho que até o EREH podemos ir aprofundando mais.

Saudações,

Anderson Rodrigo

História - UFPE

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Gestão: Atitude e Resistência...
Meu nome é Tácius Fernandes, sou de Manaus-AM, Ex-Presidente do Centro Acadêmico de História e atualmente Diretor de Assuntos Acadêmicos, Representante Discente e Coordenador do EREH N/NE 2009.
Fiquei muito feliz em ler essa postagem é o que nós daqui de Manaus pensamos,a tal da fragilidade e prejuízo que sofremos da maiorias dos EREH´s serem no Nordeste. E essa grande conquista (EREH ser sediado em Manaus), porém memorável para nós amazonenses queremos dividir com os nossos irmãos do Norte do Brasil.
Desde já convido a toda comunidade de História de seu Estado a participar desde EREH que com certeza irá entrar para HISTÓRIA como marco de grandes conquista do Norte; Este ereh está sendo preparado com todo carinho e satisfação para receber a todos e afirmar que o norte tem organização em especial o Amazonas.

Abraço a todos e a todas!

Maiores Informações EREH N/NE 2009 -MANAUS
Blog: erehmanaus2009.blogspot.com
ou mande seu e-mail para nós tirarmos qualquer duvida:
E-mail: ereh-manaus2009@hotmail.com

Telefone: (92)9159-5168-Tácius Fernandes.